9 de set. de 2015

Mudanças no mercado imobiliário e a queda nas vendas

Nos últimos anos, mais especificamente, desde 2008, as transações imobiliárias estiveram numa crescente valorização. Os lançamentos de imóveis novos também cresceu significativamente. 
Porém, a progressiva valorização dos imóveis, e a procura em abundância pelo consumidor, teve uma queda expressiva nos últimos meses. O sistema de governo encontra-se em um período de dificuldades, e, inclusive, os organismos responsáveis pela publicidade de informações, são bastante pessimistas, transmitindo ao povo brasileiro, a insegurança e instabilidade econômica, e, portanto, causando queda nas transações de compra e venda de imóveis, considerada esta, o melhor investimento de capital.
De outro lado, o mercado imobiliário, especialmente no Rio de Janeiro,  encontra-se em um período atípico em razão dos eventos que ocorrerão em 2016, referente aos Jogos Olímpicos, o que denota um pouco menos expressiva esta depressão, refletindo uma expectativa de melhoria no mercado imobiliário.
O cidadão investidor está mais prudente e tímido, aguardando a passagem desta tempestade. 
Por sua vez, as incorporadoras desaceleraram as construções, já que houve redução nas vendas de suas unidades. O desemprego, a baixa produção industrial, e a desaceleração no comércio, também contribuem para toda esta mudança no mercado imobiliário.
Todavia, este é o melhor momento para quem pretende comprar sua casa ou apartamento. Esta é a oportunidade para pesquisar, especular e lucrar, e a margem de negociação é bem mais vantajosa para aqueles que possuem algum capital em mãos, ao menos parte do pagamento.
Diferente do que se propaga, as instituições financeiras ainda estão financiando, inclusive a Caixa Econômica Federal, o que mudou foi a proporção sobre o valor do bem. 
É importante ressaltar que, apesar da desaceleração no mercado de imóveis, não houve , ainda, desvalorização dos imóveis, ao contrário, a tendência é valorizar, ainda mais, porém em uma demanda real, apesar de mais lenta. A perspectiva é de estabilização.
A grande tendência está voltada para imóveis de pequeno e médio porte. O comprador em potencial, atualmente, é aquele que quer comprar o seu primeiro imóvel ou casa própria.
Enfim, depois de anos de um mercado em crescimento acelerado, a economia se abateu, e a intenção de alguns é aguardar para recuperar o fôlego, mas, enquanto isso, outros perdem valiosas oportunidades. Vale refletir e se posicionar. De que lado você está?
Rosemeri Haase
09/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário